Publicações - livros

Livros e capítulos de livro

Livro


3. VIANA, F. L.; RIBEIRO, I.; MORGADO, C.; CADIME, I; SANTOS, S.; RODRIGUES, B.; COSTA, H.; COSME, M. C.; RAMOS, R. (2023). Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. Lisboa: Fundação Vasco Vieira de Almeida / Fundação Calouste Gulbenkian / Investigare (ISBN 978-989-35218-2-3) (Prémio Ana Maria Vieira de Almeida 2023)

2. RAMOS, R. (2009). O discurso do ambiente na imprensa e na escola. Uma abordagem linguística. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ISBN 978-972-31-1282-5)

1. FONSECA, J. (Org.); PINTO, A. G.; ALMEIDA, C. A.; RAMOS, R. (1998). A Organização e o Funcionamento dos Discursos. Estudos sobre o Português, Tomo III. Porto, Colecção Linguística, n.º 10: Porto Editora (ISBN 972-0-40120-6)


Livro editado


11. MARQUES, M. A.; SOUSA, S. G.; TEIXEIRA, J.; VARELA, M. C.; RAMOS, R.; SEARA, I. R.; AGUIAR, M. (Org.) (2022). Populismo(s) e suas linguagens. Textos selecionados. Braga: Húmus/CEHUM (ISBN 978-989-755-789-7)

10. ALBUQUERQUE, D.; RAMOS, R. (Org.) (2021). O ensino de português língua não materna: pesquisas e práticas bem-sucedidas. Catu, BA: Bordô-Grená (ISBN 978-65-87035-67-3) Ler / Ler

9. ORTIZ-PREUSS, E.; COUTO, E.; RAMOS, R. (Org.) (2016). Múltiplos olhares em linguística e linguística aplicada. São Paulo: Pontes Editores (ISBN 978-85-7113-789-9) Ler 

8. VIANA, F. L.; RAMOS, R.; COQUET, E.; MARTINS, M. (Coord.) (2014). Atas do 10.º Encontro Nacional / 8.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática docente. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho (ISBN 978-972-8952-31-0) Ler

7. VIANA, F. L.; RAMOS, R.; COQUET, E.; MARTINS, M. (Coord.) (2013). Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente 9. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho (ISBN 978-972-8952-29-7) Ler 

6. RAMOS, R.; FERNÁNDEZ MOSQUERA, A. (Ed.) (2012). Literatura Infantil y Juvenil y Diversidad Cultural / Literatura para a Infância e Juventude e Diversidade Cultural. Braga / Vigo: Centro de Investigação em Estudos da Criança / ANILIJ - Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil & ELOS. Asociación Galego-Portuguesa de Investigación en Literatura Infantil e X/Juvenil (ISBN 978-972-8952-21-1) Ler

5. VIANA, F. L.; RAMOS, R.; COQUET, E.; MARTINS, M. (Coord.) (2011). Atas do 8.º Encontro de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e prática docente. Braga: Centro de Investigação em Estudos da Criança - Universidade do Minho (ISBN 978-972-8952-18-1) Ler

4. VIANA, F. L.; RAMOS, R.; COQUET, E.; MARTINS, M. (Coord.) (2010). Actas do 7.º Encontro Nacional / 5.º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Braga: Universidade do Minho - Centro de Estudos da Criança (ISBN 978-972-8952-15-0) Ler

3. MARQUES, M. A.; RAMOS, R.; TEIXEIRA, J.; PEREIRA, M. E.; ERMIDA, I. (Org.) (2006). Processos Discursivos de modalização. Actas do III Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso. Braga: Universidade do Minho - Centro de Estudos Humanísticos (ISBN 972-8063-47-4) 

2. MARQUES, M. A.; PEREIRA, M. E.; RAMOS, R.; ERMIDA, I. (Org.) (2004). Práticas de Investigação em Análise Linguística do Discurso. Actas do II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso. Braga: Universidade do Minho - Centro de Estudos Humanísticos (ISBN 972-8063-21-0)

1. AZEVEDO, F.; RAMOS, R.; PEREIRA, I.; SILVA S.; ROSA, M.; ALMEIDA, A. (Org.) (2003). A criança, a língua e o texto literário: da investigação às práticas: actas do 1.º Encontro. Braga: Universidade do Minho - Instituto de Estudos da Criança (ISBN 972-98757-7-4) Ler


Capítulo em livro


21. HENRIQUES, P.; RAMOS, R. (2023). Proposta curricular para a criação do curso superior de tradução em Timor-Leste. In Livro de artigos selecionados das VII Jornadas Pedagógicas. Ler e falar o mundo em língua portuguesa. Díli: UNTL/Camões, I.P., pp. 217-233 (ISBN 978-989-53844-3-3) Ler

20. ALBUQUERQUE, D.; RAMOS, R. (2021). Reflexões sobre o ensino do português como língua não materna - uma apresentação. In ALBUQUERQUE, D.; RAMOS, R. (Org.) (2021). O ensino de português língua não materna: pesquisas e práticas bem-sucedidas. Catu, BA: Bordô-Grená, pp. 8-13 (ISBN 978-65-87035-67-3) Ler / Ler

19. ALBUQUERQUE, D.; RAMOS, R. (2021). O ensino da língua portuguesa no mundo: aspetos geopolíticos, demográficos e económicos. In ALBUQUERQUE, D.; RAMOS, R. (Org.) (2021). O ensino de português língua não materna: pesquisas e práticas bem-sucedidas. Catu, BA: Bordô-Grená, pp. 14-34 (ISBN 978-65-87035-67-3) Ler / Ler

18. RAMOS, R. (2019). Discursos do Presidente Mário Soares nas comemorações do 25 de Abril (1986-1995). In MARQUES, M. A.; SÁNCHEZ REI, X. M. (Eds.) Estudos atuais de linguística galego-portuguesa. Santiago de Compostela: Edicións Laiovento, pp. 185-210 (ISBN 84-8487-439-3) Ler

17. DUARTE, I. M.; MARQUES, M. A.; RAMOS, R. (2018). Discurso científico e ideologia na revista do Estado Novo Portugal Colonial. In GESÙ, F. de; PINTO, A.; POLIZZI, A. (Orgs.) Media, power and identity: discursive strategies in ideologically-oriented discourses. Palermo: Palermo University Press, pp. 17-34 (ISBN 978-88-99934-94-1 / 978-88-99934-97-2) Ler / Ler

16. RAMOS, R.; RAMOS, A. M. (2018). Desenvolvimento de competências leitoras a partir da leitura de álbuns sem texto: o caso da temática ecológica. In ASSOLINI, F.; PIMENTA, L.; DORNELAS, C. (Orgs.) (Entre)laçamentos discursivos: docência e práticas pedagógicas. Curitiba: Editora CRV, pp. 55-68 (ISBN 978-85-444-2185-7; DOI 10.24824/978854442185.7) Ler / Ler


15. RAMOS, R. (2016). O interdiscurso ambiental no discurso político contemporâneo em Portugal. In ORTIZ-PREUSS, E.; COUTO, E.; RAMOS, R. (Orgs.) Múltiplos olhares em linguística e linguística aplicada. São Paulo: Pontes Editores, pp. 55-74 (ISBN 978-85-7113-789-9) (republicado na Revista Brasileira de Ecologia e Linguagem - ver Ramos, 2017) Ler

14. RAMOS, R. (2016). Instituto da Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa'e: missão e ação. In V. PAULINO; A. T. BARBOSA (Orgs.). Língua, ciência e formação de professores em Timor-Leste. Díli: Programa de pós-graduação e pesquisa da UNTL, pp, 65-74 (ISBN: 978-989-98671-0-9) Ler / Ler

13. RAMOS, R.; MARQUES, M. A; DUARTE, I. M. (2015). Hiperestrutura em textos mediáticos de divulgação científica para crianças. In M. A. Marques; X. M. Sánchez Rei (Eds.). Novas perspectivas linguísticas no espaço galego-português (monografia). A Corunha: Universidade da Corunha, pp. 133-149 (ISBN: 978-84-9749-620-9) Ler / Ler

12. RAMOS, R. (2014). Análise linguística do discurso: enunciação, modalização, reificação. In M. R. MOMESSO et al. (Orgs.). Das práticas do ler e escrever ao universo das linguagens, códigos e tecnologias. Porto Alegre: CirKula, pp. 191-221 (ISBN: 978-85-67442-07-5) Ler

11. RAMOS, R. (2013). O papel do "Roteiro para a Ciência" presidencial em Portugal: Imagem e poder. In E. COUTO; D. ALBUQUERQUE; G. ARAÚJO (Orgs.). Da fonologia à ecolinguística: Ensaios em homenagem a Hildo Honório do Couto. Brasília: Thesaurus, pp. 357-377 (ISBN: 978-85-409-0212-1) Ler / Ler

10. RAMOS, R.; RAMOS, A. M. (2013). Promoting ecoliteracy: the challenges of children's literature in the new millennium. In A. M. OMMUNDSEN (Ed.). Looking out and looking in. National identity in picturebooks of the new millennium. Oslo: Novus, pp. 59-74 (ISBN: 978-82-7099-724-4) Ler

9. RAMOS, R.; MARTINS, P. C; PEREIRA, S.; OLIVEIRA, M. (2012). L'enfant en danger à la Une: médias, discours et société. In F. PUGNIÈRE-SAAVEDRA; F. SITRI; M. VENIARD (Dir.). L'analyse du discours dans la société. Engagement du chercheur et demande sociale. Paris: Honoré Champion, pp. 195-207 (ISBN 978-2745324566) Ler 

8. RAMOS, A. M.; RAMOS, R. (2011). CESC - Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho e o projecto 'Meio ambiente e ecoliteracia na novíssima Literatura Infantil e Juvenil'. In A. M. RAMOS; I. MOCIÑO GONZÁLEZ (Eds.). Crítica e Investigación en Literatura Infantil y Juvenil / Crítica e Investigação em Literatura Infantil e Juvenil. Vigo / Braga: ANILIJ / CIEC, pp. 77-86 (ISBN 978-972-8952-17-4) Ler

7. RAMOS, R. (2011). Vozes políticas no discurso mediático sobre o ambiente. In M. G. MACEDO; C. M. SOUSA; V. MOURA (Orgs.). XII Colóquio de Outono. Vozes, discursos e identidades em conflito. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho / Edições Húmus, pp. 265-279 (ISBN 978-989-8139-99-3) Ler

6. RAMOS, R.; MARTINS, P. C.; PEREIRA, S.; OLIVEIRA, M. (2009). Crianças em risco: elementos para a constituição de um reportório interpretativo da imprensa. In A. FIÉIS; M. A. COUTINHO (Eds.). Textos Seleccionados. XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. Lisboa: Colibri / APL, pp. 393-409 Ler 

5. RAMOS, R. (2009). The Organization and Functions of the Press Dossier: The Case of Media Discourse on the Environment in Portugal. In Ch. Bazerman; A. Bonini; D. Figueiredo (Eds.). Genre in a Changing World. Fort Collins, Colorado / West Lafayette, Indiana: The WAC Clearinghouse and Parlor Press, pp. 223-242 (ISBN 978-1-60235-125-7) Ler / Ler

4. RAMOS, R.; CARVALHO, A. (2008). Science as Rhetoric in Media Discourses on Climate Change. In L. DAM, L.-L. HOLMGREEN; J. STRUNCK (Eds.). Rhetorical Aspects of Discourses in Present-Day Society. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, pp. 223-247 (ISBN 1-84718-659-9) Ler

3. RAMOS, R. (2007). Promoção da ecoliteracia - virtualidades e limitações em textos para a infância. In AZEVEDO, F. et al. (Coord.). Imaginário, Identidades e Margens. Estudos em torno da Literatura Infanto-Juvenil. Gaia: Gailivro, pp. 577-586 (ISBN 978-989-557-421-6)

2. RAMOS, R. (2005). O acto ilocutório de convite no discurso infantil. In M. A. MARQUES et al. (Org.). Ciências da Linguagem: 30 anos de Investigação e Ensino. Braga: Centro de Estudos Humanístico - Universidade do Minho, pp. 239-260 (ISBN 972-8063-30-X) Ler

1. RAMOS, R. (2004). Ecolinguística: um novo paradigma para a reflexão sobre o discurso?. In F. OLIVEIRA; I. M. DUARTE (Org.). Da Língua e do Discurso. Porto: Campo das Letras, pp. 545-562 (ISBN 972-610-902-7) Ler


Tradução


1. MAFFI, L. (2016) Diversidade linguística, cultural e biológica. In Couto, H. et al. (Org.). O paradigma ecológico para as ciências da linguagem: ensaios ecolinguísticos clássicos e contemporâneos. Goiânia: Editora da UFG, pp. 285-323 (ISBN 9788572744232) (tradução de Rui Ramos)


Prefácio


1. RAMOS, R. (2018). Prefácio. In Albuquerque, D. Ensaios de Ecolinguística Teórica e Aplicada. Brasília: Anderson Nowogrodzki da Silva Editor, pp. 4-9 (ISBN 978-85-924474-2-7) LerLer

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora