Formação e interesses

Formação académica, reconhecimento de competências e interesses de investigação

Formação

  • licenciado em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Aveiro (1992)
  • mestre em Linguística Portuguesa Descritiva pela Faculdade de Letras do Porto (1997) com uma dissertação  intitulada Aspectos da configuração do discurso de opinião na comunicação social
  • doutor em Linguística pela Faculdade de Letras do Porto (2006) com uma tese intitulada Aspectos do discurso do ambientalismo nos media escritos, publicada em 2009 sob o título O discurso do ambiente na imprensa e na escola. Uma abordagem linguística.

Reconhecimento de competências

  • reconhecido como Formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua desde 1999, nas áreas: Português / Língua Portuguesa (A46); Linguística Portuguesa (A61); Metodologia e Didática da Leitura e da Escrita Iniciais (C05) (registo CCPFC/RFO-08553/99).

Áreas de interesse

  • Linguística: Pragmática e Análise do Discurso
  • Metodologia do ensino da língua portuguesa
  • O interesse centra-se na Língua Portuguesa do ponto de vista da Linguística do Uso / Funcionamento do Sistema Linguístico, encarando a linguagem como estrutura, processo e interação social.

    O ensino da língua é perspetivado enquanto pedagogia dos discursos, entendendo a interação verbal como atividade humana fundamental e objeto de ensino/aprendizagem formal.

    Os processos de escrita e os géneros textuais assumem particular relevo na investigação relativa ao ensino da língua materna.

    A ecoliteracia surge como um dos objetos de investigação aplicada.

    As caraterísticas discursivas dos textos de divulgação científica (sobretudo para crianças e jovens) constituem outro objeto de investigação.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora