Docência

Atividade docente e orientações de dissertações e teses

Atividade docente

  • Docente do Instituto de Estudos da Criança (até 2010) / Instituto de Educação (após 2010) da Universidade do Minho - Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna - DCILM (até 2010) / Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão - DEILDS (após 2010)

  • Tem lecionado / leciona disciplinas / unidades curriculares ligadas à Linguística Geral, à Linguística Portuguesa e ao Ensino da Língua Portuguesa...

... na formação inicial (licenciatura / 1.º ciclo de estudos):

- Licenciatura em Ensino Básico - 1.º Ciclo (UM - Universidade do Minho)

- Licenciatura em Educação de Infância (UM)

- Licenciatura em Educação Básica (UM)

- Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa (UNTL- Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor-Leste, 2007, 2008, 2015)

... na formação complementar:

- Curso de Estudos Superiores Especializados (CESE) em Língua Portuguesa e Literatura Infantil (UM)

- Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica (UM)

- Curso de Complemento de Formação em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (UM)

... na formação pós-graduada

- Curso de Pós-graduação em Análise Textual e Literatura Infantil (UM)

- Mestrado em Análise Textual e Literatura Infantil (UM)

- Mestrado em Ensino Experimental das Ciências no Ensino Básico (UM)

- Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (UM)

- Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do EB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do EB (UM)

- Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do EB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do EB (UM)

- Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (UM)

- Mestrado em Ciências da Educação - Área de especialização em Avaliação (UM)

- Mestrado em Educação - Área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação (UM)

- Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, Brasil, 2013)

- Mestrado em Metodologia do Ensino Primário (UM / Inst. Sup. de Ciências da Educação de Benguela, Angola, 2021-2022)

- Doutoramento em Estudos da Criança (UM)

 ... em outras formações

- Curso para responsáveis por Bibliotecas Escolares (disciplina: Escrita Criativa) (UM)

- Curso de Português como Língua Estrangeira - nível avançado (Instituto de Letras e Ciências Humanas - UM, 2004-2005)(disciplina: Laboratório de Língua Portuguesa)


Orientação de monografias de licenciatura


1. Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa, Universidade Nacional Timor Lorosa'e, em Timor-Leste: Filomena da Costa Vaz Gaio. Uma breve reflexão sobre o ensino da gramática na aula de língua portuguesa no 3.º ciclo do ensino básico em Díli. Concluída em 05/08/2015.

2. Licenciatura em Ensino da Língua Portuguesa, Universidade Nacional Timor Lorosa'e, em Timor-Leste: José Araújo Pereira do Carmo. Aprendizagem da língua portuguesa e prática discursiva quotidiana. Um estudo com alunos na Escola Secundária Geral Nicolau Lobato. Concluída em 05/08/2015.


Orientação de dissertações de mestrado


36. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Genito Zeferino. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Em curso.

35. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Jami Nascimento. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Em curso.

34. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Gildo Caquesse. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Em curso.

33. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Celso Praia. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Em curso.

32. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Filipe Kupupa. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Em curso.

31. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Lara Gabriela Teixeira Ribeiro. Desenvolvimento da competência de escrita: uma abordagem nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Em curso.

30. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Joana Mendes Silva. Promoção da ecoliteracia: rumo à consciencialização ecológica e conservação florestal no ensino básico. Em curso.

29. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Daniela Veloso Gonçalves. O estudo de diferentes tipos de textos: potencialidades interdisciplinares no ensino básico. Em curso.

28. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Cristina Ferreira da Cruz. Articulações entre ecoliteracia e literatura para a infância no ensino básico. Em curso.

27. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Cátia Lemos. Planificar, escrever e rever: estratégia(s) para melhorar a escrita. Em curso.

26. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Sílvia Alexandra Penteado Faria. Promoção da ecoliteracia: a influência das narrativas na sensibilização para a proteção da biodiversidade marinha. Em curso.

25. Mestrado em Ensino de Português Língua Estrangeira / Língua Segunda, Universidade de Aveiro: Wenting Wang. Manuais de português na China: aspetos linguísticos e culturais. Em curso.

24. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Gonçalo Brandão Sousa Lopes. O desenvolvimento do pensamento ecológico. Estratégias de promoção da ecoliteracia no ensino básico. Em curso.

23. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Bruna Isabel Ferreira da Cunha. Movimento perpétuo e ritmos naturais. A promoção da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Concluído em 12/10/2023.

22. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Susana Raquel da Silva Oliveira. O estudo dos tipos textuais: uma experiência de intervenção pedagógica no 2.º ciclo do ensino básico. Concluído em 28/9/2023.

21. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Lara Gabriela Rodrigues Antunes. Construção do pensamento crítico através da literatura infantojuvenil: uma abordagem integrada no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico. Concluído em 3/5/2023.

20. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Daniela Sofia Martins Carreira. Consciência ambiental na infância: estratégias de promoção da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Concluído em 26/4/2023.

19. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Cátia Alexandra Teixeira Ribeiro. Tipologias textuais: estratégias de interpretação e produção de textos no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do ensino básico. Concluído em 5/1/2023.

18. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Laurindo António Paulo. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Concluído em 30/6/2022.

17. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Isaac Eduardo Kalunhi. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Concluído em 28/6/2022.

16. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Ana Beatriz da Silva Pereira. A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do Ensino Básico. Concluído em 29/4/2022. Ler

15. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Diana Brito da Costa. Promoção da ecoliteracia: estratégias pedagógicas para combater a indiferença ecológica no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do ensino básico. Concluído em 4/3/2022. Ler

14. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Catarina Moreira Macedo. O papel da literatura infantojuvenil na promoção da ecoliteracia no jardim de infância e no 1.º ciclo do Ensino Básico. Concluído em 17/12/2021. Ler

13. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Odete Pereira da Silva. Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia. Concluído em 27/2/2020. Ler

12. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Catarina Luísa Moutinho Sampaio. A promoção da Ecoliteracia - Intervenção em contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Concluído em 26/2/2019. Ler

11. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Maria Luísa Costa. Texto de divulgação científica mediática para crianças: uma experiência de intervenção pedagógica no 1.º ciclo do ensino básico. Concluído em 5/4/2018. Ler

10. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Catarina Ramos. Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico. Concluído em 4/12/2017. Ler

9. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Marisa Raquel Marques Vieira. Ecoliteracia: a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos. Concluído em 18/1/2017. Ler

8. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Jorge Camões Dias. A emancipação do imaginário: as potencialidades do texto poético no ensino básico. Concluído em 18/1/2017. Ler

7. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Janete Rute Loureiro Coelho. A consciência morfológica e a formação do plural e do feminino. Um estudo com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Concluído em 9/12/2015 (coorientador, com Rosa Lídia Coimbra). Ler

6. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Tânia Ribeiro. Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos de 1.º e 2.º Ciclo. Concluído em 18/12/2014. Ler

5. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Liliana Catarina Filipe Gomes. Consciência morfológica em crianças com dificuldades de leitura e escrita. Concluído em 21/10/2014 (orientador, com Rosa Lídia Coimbra). Ler

4. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Maria João da Conceição Lousada. Erros ortográficos em provas de ditado. Um estudo com crianças com dificuldades de leitura e escrita. Concluído em 10/12/2013 (orientador, com Rosa Lídia Coimbra). Ler

3. Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português, Universidade do Minho: Sónia Margarida Martins Ferreira. Atividades de escrita nos manuais escolares do ensino básico. Concluído em 08/03/2013. Ler

2. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Mariana Cirne de Almeida. Ensino da leitura de sílabas complexas com base na terapia da fala. Concluído em 03/12/2012 (coorientador, com Rosa Lídia Coimbra). Ler

1. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Vânia Filipa Rodrigues Figueiredo. Coesão lexical em textos descritivos e narrativos de meninos e meninas. Concluído em 03/12/2012 (coorientador, com Rosa Lídia Coimbra). Ler


Orientação de teses de doutoramento


8. Doutoramento em Linguística, Universidade Estatal Batumi Shota Rustaveli, Geórgia: Maria Mamuladze. Discursive features of modern children's literature and its contribution in enhancing the effectiveness of learning in EFL classroom (coorientação com Ivdit Diasamidze). Em curso.

7. Doutoramento em Didática das Línguas, especialidade Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Liliana Isabel da Cunha Soares. Produção e interação orais em português língua estrangeira: uma proposta de ensino baseada na resolução de problemas (coorientação com Maria Adelina Ferreira Castelo). Em curso.

6. Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Infância, Desenvolvimento e Aprendizagem, Universidade do Minho: Juliana Vaz Almeida Gomes Ferreira. Implicações da competência sintática na interpretação das questões de compreensão de textos em manuais de Português do 2.º CEB (coorientação com Celda Morgado). Em curso.

5. Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português, Universidade do Minho: Martins Nvuenda Baveca. Conhecimento sintático na escrita de narrativas: estudo de caso de alunos da 9.ª classe no Chitato. Em curso.

4. Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português, Universidade do Minho: Francisco Sérgio Manuel Mabiala. Uma análise lexical e morfossintática da escrita em português dos alunos do ensino secundário em Cabinda/Angola. Em curso.

3. Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português, Universidade do Minho: Paulo Henriques. Política linguística em Timor-Leste: a ação e a formação dos tradutores. Concluído em 16/12/2021. Ler

2. Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Estudos da Língua Portuguesa, Universidade do Minho: Teresa Paula Pinto Antunes Pinhão. Géneros textuais e práticas de sucesso no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Concluído em 19/10/2015 Ler

1. Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Estudos da Língua Portuguesa, Universidade do Minho: Teresa da Conceição Mendes de Castro. Representações da Infância no Manual Escolar: uma abordagem linguística dos textos de manuais do 4.º ano de Português. Concluído em 9/6/2014 Ler

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora