Publicações - textos em atas & outras publicações

Textos publicados em atas de eventos científicos e outras publicações

Textos publicados em atas de eventos científicos


20. HENRIQUES, P. e RAMOS, R. (2021) Os tradutores timorenses e a política linguística em Timor-Leste. In Silveira, A. et al. (Org.) Timor-Leste: a ilha e o mundo. Tomo 1 - Vol. 1. Coimbra / Lisboa / Díli / Melbourne: Timor-Leste Studies Association, pp. 81-96 (ISBN 978-972-36-1914-0) Ler

19. RIBEIRO, I.; VIANA, F. L.; RAMOS, R.; CADIME, I.; SANTOS, S. (2021). Ensinar e Aprender Português: a digital resource for learning to read and write. Proceedings of EDULEARN21 Conference, pp. 9243-9247 (ISBN 978-84-09-31267-2; doi: 10.21125/edulearn.2021)

18. RAMOS, R. (2011). Kielellinen näkökulma riskissä olevien lasten tutkimiseen ja suojeltuun lapsuuteen portugalilaisessa lehdistössä. In Aalto, E. et al. (2011). Suojeltu lapsuus? Raportti Lapsuudentutkimuksen päiviltä 2011. Helsinki: THL, Raportti 51/2011, pp. 90-91 (ISBN 978-952-245-580-2) [A linguistic approach to children at risk and protected childhood in the Portuguese press. In Aalto, E. et al. (2011). Protected childhood? Report on the study of childhood in 2011. Helsinki: THL, Report 51/2011, pp. 90-91] Ler

17. OLIVEIRA, M.; PEREIRA, S.; RAMOS, R.; MARTINS, P. C. (2011). Infância protegida? A imagem mediática das crianças aos olhos do provedor. In Pereira, S. (Org.). In Atas do 1.º Congresso Nacional "Literacia, media e cidadania". Braga: Universidade do Minho, pp. 683-693 (ISBN 978-989-97244-1-9) Ler / Ler

16. GATA, A.; GANEA, A.; SCRIPNIC, G.; RAMOS, R.; MARTINS, P. C.; PEREIRA, S.; OLIVEIRA, M. (2010). Hétérogénéité énonciative dans les textes médiatiques sur les enfants exposés à des risquesIn Silva, A. S. et al. (Org.). Comunicação, Cognição e Media, Vol. 1. Braga: ALETHEIA, pp. 447-462 (ISBN 978-972-697-194-8) Ler

15. OLIVEIRA, M.; PEREIRA, S.; MARTINS, P. C.; RAMOS, R. (2009). Visual rhetoric and photojournalism: towards an analysis of children's pictures in newspapers. In Proceedings of the second conference "Rhetoric in Society". Leiden: Leiden University

14. RAMOS, R.; MARTINS, P. C.; PEREIRA, S.; OLIVEIRA, M. (2009). Newspaper headlines: a methodological framework for research into representations of children at risk. In Proceedings of the second conference "Rhetoric in Society". Leiden: Leiden University Ler

13. RAMOS, R. (2008). Argumentação e emoção no discurso sobre o ambiente na imprensa portuguesa. In Emediato, W; Machado, I. L.; Mello, R. (Orgs.). Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. Emoções, Ethos e Argumentação. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais Ler

12. RAMOS, R. (2008). A ecolinguística entre as ciências da linguagem. In MARTINS, M. L.; PINTO, M. (Orgs.). Comunicação e Cidadania - Actas do 5.º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), pp. 1187-1199 Ler

11. RAMOS, R. (2007). Organização e funções do dossier de imprensa. O caso do discurso mediático do ambiente em Portugal. In BONINI (et al.) (Org.). Anais do SIGET - 4.º Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Tubarão: Universidade do Sul de Santa Catarina, pp. 1776-1791 Ler

10. RAMOS, R. (2006). Promoção da ecoliteracia - virtualidades e limitações em textos para a infância. In AZEVEDO, F. (Coord.). Actas do 2.º Congresso Internacional "Criança, Língua, Imaginário e Texto Literário - Centro e Margens na Literatura para Crianças e Jovens". Braga: Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança Ler

9. CARVALHO, A.; LÁZARO A.; CABECINHAS, R.; RAMOS, R. (2005). Discursos e representações ambientais: processos comunicativos entre actores sociais, media e cidadãos. In Actas do IV Congresso da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação)pp. 1931-1939 Ler

8. RAMOS, R. (2004). Linguística e ambientalismo. In MARQUES, M. A., PEREIRA, M. E., RAMOS, R., ERMIDA, I. (Org.). Práticas de Investigação em Análise Linguística do Discurso. Actas do II Encontro Internacional de Análise Linguística do Discurso. Braga: Universidade do Minho / Centro de Estudos Humanísticos, pp. 49-62 (ISBN 972-8063-21-0) Ler

7. RAMOS, R. (2003). Dialogismo no discurso do ambientalismo na imprensa em Portugal. In B. KOMISSAROV (Org. e Coord.). No Espaço Lusófono. Materiais e artigos. São Petersburgo: Editora da Universidade de São Petersburgo, pp. 142-150 (ISBN 5-288-02674-2) Ler 

6. RAMOS, R. (2003). Promoção de literacias: abordagens teóricas e estratégias de intervenção. In Actas do I Encontro Internacional "A Criança, a Língua e o Texto Literário". Braga: Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, pp. 553-558

5. RAMOS, R. (2003). Linguística e ensino da língua materna: realidade e projectos no IEC. In G. S. CARVALHO et al.(coords.). Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores. Actas das Jornadas DCILM 2002. Braga: Departamento de Ciências Integradas e Língua Materna da Universidade do Minho, pp. 87-102 Ler 

4. RAMOS, R. (2001). Dimensões do discurso ambientalista nos media: uma abordagem exploratória. In L. M. ABREU e A. J. R. MIRANDA (coord.). O discurso em análise - Actas do 7.º Encontro de Estudos Portugueses. Aveiro: Associação Labor de Estudos Portugueses / Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, pp. 137-159 (ISBN 972-789-048-2) Ler

3. RAMOS, R. (2000). Discurso, cognição e prática social na infância. In Actas do Congresso Internacional "Os Mundos Sociais e Culturais da Infância", III vol. Braga: Centro de Estudos da Criança / Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, pp. 349-356 (ISBN 972-8098-66-9) Ler

2. RAMOS, R. (2000). As Partículas Modais como co-indicadores ilocutórios: o caso das perguntas retóricas. In Actas do XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística, vol. II. Braga: Associação Portuguesa de Linguística, pp. 225-242 Ler

1. RAMOS, R. (1996). Estratégias argumentativas: as perguntas retóricas. In L. M. ABREU (coord.). Diagonais das Letras Portuguesas Contemporâneas. Actas do 2.º Encontro de Estudos Portugueses. Aveiro: Associação de Estudos Portugueses/Fundação João Jacinto de Magalhães, pp. 171-186 (ISBN 972-8283-18-0) Ler


Outras publicações


11. RAMOS, R., REIS da SILVA, S., VILAÇA, T. (2023). Editorial - Being a child in a complex and violent world. Child Studies, (3), 9-11. https://doi.org/10.21814/childstudies.4198 Ler

10. RAMOS, R. (2023). Recensão de "Marcadores discursivos. O português como referência contrastiva, Frankfurt am Main: Peter Lang, 2020", Studia Universitatis Babes-Bolyai Philologia, LXVIII, 4, pp. 345-347 Ler

9. FERREIRA, F. I., FLORES, M. A., & RAMOS, R. (2022). Editorial - The relevance of child studies. Child Studies, (1), 9-14. https://doi.org/10.21814/childstudies.4123 Ler / Ler

8. PACHECO, J. P.; RAMOS, R.; ZÃO, M. E.; GOMES, M. A.; MARTINS, M. F.; FERNANDES, N.; BARRA, M. (2018). Programa para o setor da educação na Guiné-Bissau (2018-2020). Braga: Instituto de Educação - Universidade do Minho [relatório técnico e propostas para o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.]

7. RAMOS, R. (2013). Recensão de "Literatura Infantil y Juvenil e Identidades / Literatura para a Infância e Juventude e Identidades". In SILVA, M. M. M. C. T. e MOCIÑO GONZÁLEZ, I. (Coord.) Literatura para a Infância e Juventude e Educação Literária. Porto: Deriva Editores, pp. 255-258

6. RAMOS, R. (2013). Nova achega á investigación. Sae do prelo o número 10 do Anuario que edita a Asociación Nacional de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil. El Correo Gallego, 15/5/2013, pp. 43

5. RAMOS, R. (2013). Nova achega crítica da LIX. O número 3 da colección "Estudos'" editado conxuntamente por Anilij/Elos e o CIEC, aborda cuestións de "Identidade(s)". El Correo Gallego, 13/2/2013, pp. 42

4. RAMOS, R. (2011). Recensão de "A contradição humana", de Afonso Cruz. Malasartes. [Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude], nº 21-22, pp. 101-102 Ler

3. RAMOS, R. (2008). Recensão de BLANCA ANA ROIG RECHOU, ISABEL SOTO LÓPEZ e PEDRO LUCAS DOMÍNGUEZ (Coord,) (2006). Multiculturalismo e identidades permeáveis na literatura infantil e xuvenil. Vigo: Edicións Xerais de Galicia». In Boletín Galego de Literatura, nº 36-37, pp. 288-290

2. RAMOS, R. (2005). Linguística e ensino da Língua Materna (texto e poster). Actas do 1.º Simpósio Nacional de Educação Básica: Pré-Escolar e 1.º Ciclo. Aveiro: Universidade de Aveiro

1. RAMOS, A. M.; RAMOS, R. (2003). "O homem que engoliu a lua": do Conto Fantástico à Literatura Infantil (poster). Actas do I Encontro Internacional "A Criança, a Língua e o Texto Literário". Braga: Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, pp. 384-385 Ler

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora