Júris

Participação em júris de provas académicas (mestrado e doutoramento)

Júris de doutoramento

13. Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português, Universidade do Minho: Isaura Laurinda Manuel Joaquim. Conceções e práticas de ensino da escrita dos professores de Língua Portuguesa no Ensino Secundário em Moçâmedes - Namibe, Angola. Vogal. 22/03/2024.

12. Doutoramento em Ciências da Linguagem, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Josefina Marília Rodrigues Caetano Ferrete. O desenvolvimento da competência comunicativa e intercultural através dos temas transversais, nas aulas de Português do Ensino Secundário Geral em Moçambique. Vogal. 6/2/2024

11. Doutoramento em Ciências da Linguagem, especialidade em Análise do Discurso, Universidade do Minho: Kátia Solange Fraifer Palhano Lopes. Discursos de tomada de posse presidencial e construção dos tópicos discursivos. Brasil e Portugal nos tempos da democracia. Vogal. 5/1/2024.

10. Doutoramento em Linguística do Português, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Susana das Neves Ferreira Soares. Os atos discursivos no ensino de PL2. Vogal. 15/12/2023.

9. Doutoramento em Ciências da Linguagem, especialidade em Didática de Línguas, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: António José de Oliveira Soares. Ensino de português em Timor-Leste: uma análise de manuais de português para o Ensino Secundário Geral. Vogal. 25/05/2022.

8. Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português, Universidade do Minho: Manuel Belo de Carvalho. Formação inicial de professores de português em Timor-Leste: orientações e práticas (2002-2016). Vogal. 15/03/2022.

7. Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português, Universidade do Minho: Paulo Henriques. Política linguística em Timor-Leste: a ação e a formação dos tradutores. Orientador. 16/12/2021.

6. Doutoramento em Ciências da Linguagem, especialidade em Análise do Discurso, Universidade do Minho: Micaela Maria Assis de Aguiar. Imagens presidenciais nos discursos de tomada de posse nos cem anos da República Portuguesa. Vogal. 28/04/2021.

5. Doutoramento em Ciências da Educação, especialidade em Literacias e Ensino do Português, Universidade do Minho: Branca Luísa dos Santos Rodrigues. O papel da linguagem no processo de ensino/aprendizagem - um estudo no âmbito de diferentes disciplinas escolares. Vogal. 14/12/2020.

4. Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Estudos da Língua Portuguesa, Universidade do Minho: Teresa Paula Pinto Antunes Pinhão. Géneros textuais e práticas de sucesso no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Orientador. 19/10/2015.

3. Doutoramento em Estudos da Criança, especialidade em Estudos da Língua Portuguesa, Universidade do Minho: Teresa da Conceição Mendes de Castro. Representações da Infância no Manual Escolar: uma abordagem linguística dos textos de manuais do 4.º ano de Português. Orientador. 9/6/2014.

2. Doutoramento em Estudos da Criança, área de conhecimento de Literatura para a Infância, Universidade do Minho: Verônica Maria de Araújo Pontes. A recepção do Fantástico e do Maravilhoso na Literatura Infantil: um estudo de caso em escolas públicas de Portugal e do Brasil. Vogal. 27/4/2009.

1. Doutoramento em Estudos da Criança, área de conhecimento de Estudos da Língua Portuguesa, Universidade do Minho: Íris Susana Pires Pereira. Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1.º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos às concepções e práticas dos professores. Vogal. 26/6/2008.

Júris de qualificação / projetos de doutoramento

2. Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, Universidade Aberta / Universidade Nova de Lisboa: Bruno Alexandre Miranda Coimbra. Eu falo português / Ha'u ko'alia portugés. O Ensino da Língua Portuguesa como Língua de Escolarização no Projeto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE) em Timor-Leste. Arguente. 17/1/2024.

1. Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe, Brasil: Paulo Sérgio da Silva Santos. Questões discursivas e sociais na alfabetização científica: um estudo crítico das erratas da revista Superinteressante. Arguente. 10/4/2012 


Júris de mestrado (como presidente do júri)

25. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Elsa Fernandes Cadeia. Património cultural local como potenciador da aprendizagem de História nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Presidente. 1/3/2024.

24. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: António Daniel Leite Pinto. A literatura para a infância e as suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem em crianças dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico: estratégias criativas de motivação para a leitura e escrita. Presidente. 1/3/2024.

23. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Bruna Daniela Freitas de Sousa. Literatura infantojuvenil: como abordar a inclusão no Ensino Básico. Presidente. 30/1/2024.

22. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Joana Marcela Nunes da Silva. Educação literária e literacia com crianças. Um estudo nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Presidente. 30/1/2024.

21. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Sofia Manuela Matos Teixeira. Literatura Infantil, inteligência emocional e sucesso escolar dos alunos do 1.º  CEB e do 2.º CEB. Presidente. 30/1/2024.

20. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Filipa Isabel Rodrigues Oliveira. Educação para os riscos com alunos dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico através da análise e interpretação de fontes em contesto de trabalho de projeto. Presidente. 11/12/2023.

19. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Andreia Isabel da Cruz Figueiredo. Os direitos humanos numa perspetiva infantojuvenil: um estudo de caso no 1.º e 2.º CEB. Presidente. 23/10/2023.

18. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Ana Catarina Rosário Caldas. A leitura dialogada como estratégia de construção de significados elaborativos e da sua aprendizagem explícita. Presidente. 28/9/2023.

17. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Mariana Ribeiro Monteiro. Escrita criativa: perspetivas didáticas do ensino da escrita no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. Presidente. 19/6/2023.

16. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Gabriela Maria Lopes Nogueira. A literatura infantojuvenil e valores: desenvolvimento de competências de cidadania através da leitura no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Presidente. 1/3/2023.

15. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Ângela Luísa Ferreira de Sousa. O contributo da Educação Intercultural para a formação cidadã do aluno: experiências didáticas em Estudo do Meio e História e Geografia de Portugal. Presidente. 12/12/2022.

14. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Ana Rita da Silva Oliveira. As visitas de estudo virtuais em "Estudo do Meio" e "História e Geografia de Portugal". Presidente. 30/11/2022.

13. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Ana Margarida Monteiro de Sá. A Mudança Concetual em "Estudo do Meio" e em "História e Geografia de Portugal". Presidente. 28/11/2022.

12. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Josefa Maria Ferreira Leite. A Cidadania e a Literatura Infantil - estudo de caso 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Presidente. 28/11/2022.

11. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Sara Diana Fontes Marques da Silva. A intertextualidade como mecanismo auxiliador na formação do leitor: um estudo de caso com alunos do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Presidente. 28/11/2022.

10. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Marta Isabel Matias Ferreira da Silva. Teatro para crianças. Atividade didática com alunos do 1.º e 2.º ciclos. Presidente. 14/11/2022.

9. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Ana Isabel Soares Alves. O ensino dos valores através da literatura infantil no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Presidente. 14/11/2022.

8. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Catarina Torrão Gavina. Portugal e a minha terra - construindo aprendizagens significativas através do ensino do meio local. Presidente. 21/7/2022.

7. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Sofia Daniela Rodrigues Pereira. A aprendizagem da História, no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, através do Património Imaterial de Guimarães: lendas, tradição oral e recriação histórica. Presidente. 20/7/2022.

6. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Ana Sofia Pinto Dantas. Os jogos didáticos como estratégia de ensino em Estudo do Meio e História e Geografia de Portugal. Presidente. 20/7/2022.

5. Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade do Minho: Inês Vilela Santos. O contributo da banda desenhada para o desenvolvimento de ideias dos estudantes sobre multiperspetiva e mudança histórica. Presidente. 9/3/2022.

4. Mestrado em Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade do Minho: João Manuel Soares da Cruz. Transição do mundo romano e a Idade Média: abordagens multiperspetivadas em contexto de 7.º ano. Presidente. 7/3/2022.

3. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Manuela Adriana de Sousa Oliveira. A educação literária e as emoções: intervenção no 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Presidente. 2/3/2022

2. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Marta Raquel Fernandes Ribeiro. O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso. Presidente. 22/2/2022.

1. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Viviana Catarina Lima Azevedo. Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico. Presidente. 22/2/2022.


Júris de mestrado (como vogal do júri)

54. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Bruna Isabel Ferreira da Cunha. Movimento perpétuo e ritmos naturais. A promoção da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Orientador. 12/10/2023.

53. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Susana Raquel da Silva Oliveira. O estudo dos tipos textuais: uma experiência de intervenção pedagógica no 2.º ciclo do Ensino Básico. Orientador. 28/9/2023.

52. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto: Lídia Vieira Freitas Cancela Nogueira. Estratégias de organização do léxico e sua mobilização para a compreensão leitora nos 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico. Arguente. 25/7/2023.

51. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Lara Gabriela Rodrigues Antunes. Construção do pensamento crítico através da literatura infantojuvenil: uma abordagem integrada no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico. Orientador. 3/5/2023.

50. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Daniela Sofia Martins Carreira. Consciência ambiental na infância: estratégias de promoção da ecoliteracia nos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. Orientador. 26/4/2023.

49. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Cátia Alexandra Teixeira Ribeiro. Tipologias textuais: estratégias de interpretação e produção de textos no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do ensino básico. Orientador. 5/1/2023.

48. Mestrado em Estudos Editoriais, Universidade de Aveiro: Maria Manuel Soalheiro Ramalho. Relatório de Estágio no Departamento de Publicações do Museu Calouste Gulbenkian: editar no museu. Arguente. 20/12/2022.

47. Mestrado em Humanidades Digitais, Universidade do Minho: Ana Martins Iriarte. O discurso de ódio em comunicação mediada por computador. Deteção e identificação de marcadores textuais. Arguente. 21/9/2022.

46. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: José Mukuambi Jorge. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Arguente. 1/7/2022.

45. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Laurindo António Paulo. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Orientador. 30/6/2022.

44. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Isaac Eduardo Kalunhi. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Orientador. 28/6/2022.

43. Mestrado em Metodologia do Ensino Primário, Especialidade Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Universidade do Minho / Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela: Emília Manuel Tutunguila. Currículo e Manual de Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa. Arguente. 28/6/2022.

42. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Ana Beatriz da Silva Pereira. A literatura infantil como promotora da ecoliteracia: intervenção no 1.º ciclo e no 2.º ciclo do Ensino Básico. Orientador. 29/4/2022

41. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Diana Brito da Costa. Promoção da ecoliteracia: estratégias pedagógicas para combater a indiferença ecológica no 1.º ciclo do Ensino Básico e no 2.º ciclos do Ensino Básico. Orientador. 4/3/2022.

40. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Catarina Moreira Macedo. O papel da literatura infantojuvenil na promoção da ecoliteracia no jardim de infância e no 1.º ciclo do Ensino Básico. Orientador. 17/12/2021.

39. Mestrado em Humanidades Digitais, Universidade do Minho: Patrícia Manuela Neiva Teixeira. Desresponsabilização enunciativa nos jornais Público e Correio da Manhã: mecanismos linguísticos e discursivos extraídos de corpora. Arguente. 19/10/2021.

38. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Odete Pereira da Silva. Contributos da literatura infantojuvenil para a promoção da ecoliteracia. Orientador. 27/2/2020.

37. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Catarina Luísa Moutinho Sampaio. A promoção da Ecoliteracia - Intervenção em contextos de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Orientador. 26/2/2019.

36. Mestrado em Português Língua Estrangeira e Língua Segunda, Universidade de Aveiro: Xu Ying. Estudo sobre o uso de pronomes pessoais por alunos chineses e portugueses. Arguente. 2019.

35. Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Maria Luísa Costa. Texto de divulgação científica mediática para crianças: uma experiência de intervenção pedagógica no 1.º ciclo do ensino básico. Orientador. 5/4/2018.

34. Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Catarina Ramos. Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico. Orientador. 4/12/2017.

33. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Marisa Raquel Marques Vieira. Ecoliteracia: a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos. Orientador. 18/1/2017.

32. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Jorge Camões Dias. A emancipação do imaginário: as potencialidades do texto poético no ensino básico. Orientador. 18/1/2017.

31. Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade do Minho: Maria Carmélia Lopes Moreira. O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas. Arguente. 2016.

30. Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas, Universidade de Aveiro: Zhou Lisi. Particípio passado na língua portuguesa. Dificuldades para falantes de língua materna chinesa e portuguesa. Arguente. 2016.

29. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Janete Rute Loureiro Coelho. A consciência morfológica e a formação do plural e do feminino. Um estudo com crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Coorientador. 9/12/2015.

28. Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade do Minho: Filipa Isabel AndradeSantos. Os materiais didáticos e o seu contributo para o desenvolvimento da expressão oral em língua estrangeira: exploração do manual "Nuevos Amigos". Arguente. 2014.

27. Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, Universidade do Minho: Cláudia Maria Ferreira Reis. Interferência da língua materna na aprendizagem de Espanhol Língua Estrangeira. Arguente. 2014.

26. Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, Universidade do Minho: Tânia Ribeiro. Iniciação ao estudo de textos de divulgação científica por alunos de 1.º e 2.º Ciclo. Orientador. 18/12/2014.

25. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Liliana Catarina Filipe Gomes. Consciência morfológica em crianças com dificuldades de leitura e escrita. Coorientador. 21/10/2014.

24. Mestrado em Estudos em Português Língua Segunda / Língua Estrangeira, Faculdade de Letras do Porto: Cândida Maria Fernandes Moreira da Silva. A implementação curricular da disciplina de Português no 10.º ano de escolaridade do ensino secundário geral em Timor-Leste. Arguente. 2014.

23. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Maria João da Conceição Lousada. Erros ortográficos em provas de ditado. Um estudo com crianças com dificuldades de leitura e escrita. Coorientador. 10/12/2013.

22. Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português, Universidade do Minho: Sónia Margarida Martins Ferreira. Atividades de escrita nos manuais escolares do ensino básico. Orientador. 08/03/2013.

21. Mestrado em Português Língua Segunda/Estrangeira - Faculdade de Letras do Porto: Ana Faria de Barros. O karaoke como ferramenta no ensino de PLE. Arguente. 2013.

20. Mestrado em Português Língua Segunda/Estrangeira, Faculdade de Letras do Porto: Ana Salomé Ferreira Teixeira. A metacognição ao serviço do desenvolvimento da competência de aprendizagem na aula de PLE - nível A1.2. Arguente. 2013.

19. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Nádia Cristiana Pires Afonso. Compreensão de metáforas primárias e deficiência auditiva. Arguente. 2012.

18. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Ana Sofia Silva Lopes. Leitura de palavras e pseudopalavras nas dificuldades de leitura. Arguente. 2012.

17. Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Língua Estrangeira nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Vera Susana Lopes de Brito. A pronominalização no enriquecimento da escrita. Contributos da utilização dos pronomes na expressão escrita. Arguente. 2012.

16. Mestrado em Didática das Línguas Materna ou Estrangeiras e Supervisão Pedagógica em Línguas, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Teresa Assunção Andrade da Silva. A escola e a promoção da leitura: reflexão sobre uma experiência na aula de Português. Arguente. 2012.

15. Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Língua Estrangeira nos Ensinos Básico e Secundário, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Marta Almeida Pereira. O código de correção como ferramenta para a promoção da autocorreção e autonomia do aluno do Ensino Básico. Arguente. 2012.

14. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Mariana Cirne de Almeida. Ensino da leitura de sílabas complexas com base na terapia da fala. Coorientador. 03/12/2012.

13. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Vânia Filipa Rodrigues Figueiredo. Coesão lexical em textos descritivos e narrativos de meninos e meninas. Coorientador. 03/12/2012.

12. Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras, Universidade do Minho: José Bartolomeu Jocene Marra. Percepções das práticas de formação e supervisão: o caso da formação inicial de professores de Francês na Universidade Eduardo Mondlane. Vogal. 2011.

11. Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Maria Cidália Ribeiro de Abreu Matias. O portefólio de aprendizagem nas aulas de português e de francês: revisão e aperfeiçoamento de texto. Arguente. 2011.

10. Mestrado em Didácticas das Línguas Maternas ou Estrangeiras e Supervisão Pedagógica em Línguas, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Maria Luísa Cerqueira Barbosa. Pedagogia do oral: alguns percursos para a formação de professores. Arguente. 2011.

9. Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira - Francês - no Ensino Básico e Ensino Secundário, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Hugo Miguel Lopes Silva. Do Campo Lexical ao Texto: uma proposta para o desenvolvimento da competência de leitura nas aulas de Português língua materna e Francês língua estrangeira. Arguente. 2011.

8. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Clara Mariana Soares Silva. Análise comparativa da coesão textual na oralidade e na escrita: um estudo com crianças com e sem perturbações do espetro do autismo. Arguente. 2011.

7. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Alexandra Catarina Vieira da Silva. Estudo de competências pragmáticas no autismo: sarcasmo e humor. Arguente. 2010.

6. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição, Universidade de Aveiro: Maria Ercília da Silva Fernandes. Representações do discurso no autismo. Arguente. 2010.

5. Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Rosa Maria da Costa Sousa Fernandes. Produção de materiais didácticos para o desenvolvimento da compreensão oral. Arguente. 2010.

4. Mestrado em Linguística, Universidade do Minho: Zlata Putnik. Os conectores como elementos discursivos. Estudo de: Porém. Arguente. 2009.

3. Mestrado em Linguística Portuguesa - Ramo Linguística Aplicada, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Maria de Fátima Freitas da Silva. Treino do oral formal: entrevista e exposição no 3.º Ciclo do Ensino Básico. Arguente. 2009.

2. Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e no Ensino Secundário - componente de Espanhol, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Vânia Madalena Sampaio Faria. Oralidade na aula de língua: desenho de materiais. Arguente. 2009.

1. Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e no Ensino Secundário - componente de Espanhol, Faculdade de Letras da Universidade do Porto: Lina Marta Moniz. Os acentos tónico e gráfico nas línguas portuguesa e espanhola. Arguente. 2009.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora